domingo, 20 de julho de 2008

... e no princípio era o Caos.

Bem, eu pensei um bom tempo sobre o que escrever como postagem inicial, mas infelizmente eu não estou num dia muito criativo (e isso acontece com uma frequência assustadora!), então como todo bom quase futuro matemático, se Odin permitir, resolvi definir os assuntos que abordarei.

Primeiramente vamos tratar da teoria do Caos. "A Teoria do Caos para a Física e a Matemática é a hipótese que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos". Ela basicamente tenta explicar fenômenos e processos aleatórios, traduzidos matematicamente como sistemas não-lineares. A Teoria do Caos serve para descrever e entender fenômenos meteorológicos, crescimento de populações, variações no mercado financeiro e movimentos de placas tectônicas, entre outros. Uma das mais conhecidas bases da teoria é o chamado "efeito borboleta", teorizado pelo matemático Edward Lorenz, em 1963. Concentrarei minhas postagens na parte de fractais.

Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.O termo foi cunhado em 1975 por Bernoit Mandelbrot, que descobriu a geometria fractal na década de 70 a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.


Exemplo de fractal





Conjunto de Mandelbrot








Vamos agora aos filmes. A definição de filme trash ainda é muito discutível, mas em geral trata-se de filmes de baixo custo, ou que aparentam ser, usando de equipe ou material baratos. Muitas vezes são associados a filmes de terror, mas um filme (ou vídeo) trash é uma estética que pode ser usada em qualquer gênero. Existem também os filmes gore e os splatter os quais terão sempre lugar certo aqui!!!!!!!!!!!!!
Enfim são filmes com zumbis, tripas, serra-elétrica, zumbi, sangue e ... ZUMBIS!!!!!!!!
(eu adoro esse filme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)


Na parte musical pretendo falar sobre as bandas que estiver ouvindo e descobrindo, como será um assunto que será muito explorado não me prenderei muito nele hoje. Falando rapidamente dos estilos, pretendo falar do progressivo da década de 70 (esse mesmo das músicas de 40 minutos, viagens muito doidas e muito LSD)
(Yes - grande representante do progressivo setentista)


o folk/viking/troll metal (músicas folclóricas de várias partes do mundo, algumas realmante inesperadas, com elementos de metal),
(Finntroll - pessoas que fazem músicas falando de ... trolls!)

gore/splatter (trilha sonora de assassino afiando a lâmina) e por fim death metal (o legado de Chuck Schuldner para humanidade) (Cannibal Corpse - tocou no Ace Ventura \,,/ò.ó\,,/)

Bem amigos é mais ou menos isso, até os futuros posts.

2 comentários:

Unknown disse...

Mah, faltou falar dos filmes proibidos!

Sarah disse...

Adorei ver o Finntroll por aqui!! Gostei de ver o blog, oh!
MASSA! Continue assim, Bjs!
Sarah